ÚLTIMAS COLUNAS
Leia, comente, compartilhe

Secret Service e os hits da rádio AM

Alguns amigos dizem que tenho uma memória prodigiosa. Não sei se concordo, mas muitos eventos do imaginário pop continuam bem arquivados de cabeça.

Me lembro, por exemplo, onde estava quando ouvi a notícia do assassinato de John Lennon. Tinha 9 anos e sintonizava alguma estação de AM no Fusca de estimação da família. O rádio, diga-se, não tinha opção de FM!

As memórias desse período da infância são assim: têm ambientação e chiado de rádio AM. E foi provavelmente nesse formato que uma canção capturou minha imaginação de criança: a hoje esquecida "Oh, Susie", do Secret Service.

Gravada, enfim, numa fita cassete, eu ouvia a faixa 5 ou 6 vezes seguidas. Rewind e play, rewind e play. Ninguém mais aguentava.

Recentemente meu cérebro deve ter feito algum tipo de becape que tirou "Oh, Susie" do lugar. A melodia voltou a ecoar na minha cabeça sem explicação. E olha que eu não ouvia a música há décadas. É um hit que desapareceu na poeira desses tempos em que o próprio rádio perdeu sua razão de existir.

Baseado na ideia de que a melhor maneira de tirar uma canção da cabeça é ouvi-la, recorri ao YouTube. Não me lembrava do video-clipe de "Oh, Susie" -prova de que a memória não é perfeita-, mas é possível que eu tenha assistido, na época, no programa Som Pop, da TV Cultura.
A música, lançada num single em 1979, é um esboço de synthpop e que já dava boas pistas sobre a proeminência dos teclados na década que se aproximava. "Oh, Susie" tem uma batida simples e guitarrinhas que limitam-se a fazer costuras e um solo econômico. Mas possui um daqueles refrões radiofônicos e uma letra sobre amor adolescente. Sucesso garantido.

Confesso que até hoje eu não sabia absolutamente nada sobre o Secret Service. Para minha surpresa, descobri tratar-se de mais uma exportação da Suécia para a música pop. Impressionante.

Um dos arquitetos do som do Secret Service era o produtor Tim Norell. Após o fim da banda, em 1987, Norell juntou-se ao vocalista Ola Håkansson e a Alexander Bard (da banda pop-gay-brega Army of Lovers) para estabelecer o que seria o principal trio de compositores da música pop sueca.

Håkansson, por sua vez, teve ainda outros 15 minutos de fama num dueto com Agnetha Fältskog, do ABBA. O single ganhou disco de ouro no país de origem.

E você, tem algum hit perdido da infância para compartilhar?



-------------

Em tempo: o blog Caixa Preta tem agora um perfil no Twitter: @caixapretablog.

2 comentários:

Paulo Gonçalves disse...

Tem às pencas, e mais ou menos da mesma época, Rick Springfield - "Jessie's Girl"; Pat Benatar - "Love is a Battlefield" (embora eu goste mais de "Hell is for Children"); e The Buggles -"Video Killed the Radio Star". Tá tudo lá no "utube". Fuça que cê acha... Mas, pra melhorar o clima, entre no forum do NMA e veja o clipe de "BD3".

Anônimo disse...

Eu tinha 17 anos exatos como a idade de Suzie a moça pela qual ele se refere na musica, também tinha uma namorada de 16, vivemos a melhor fase de nossas vidas, hoje sou casado tenho uma mulher e uma filha, a Susie de minha vida casou-se e tem um filho.
Doce anos 80, a gravei um mine CD com essa musica do Secret Service e no celular, quando quero voltar aos anos 80 ouco a musica e volto como em uma máquina tempo, que se eu a tivesse colocaria na data 06/06/1980.