ÚLTIMAS COLUNAS
Leia, comente, compartilhe

Por onde anda o ZZ Cruiser?


Quem gosta do ZZ Top, sabe que Billy Gibbons tem duas paixões declaradas: guitarras elétricas e hot rods. O barbudo texano coleciona os dois - tem uma infinidade de guitarras e uma frota de carangas.

É dele, inclusive, o Ford 1933 exibido nos emblemáticos video-clipes de "Legs", "Gimme All Your Lovin" e "Sharp Dressed Man". Gibbons chamava o carro de Eliminator e daí sairia não apenas o título, mas também o tema da capa do multiplatinado disco de 1983. O hot rod apareceria outra vez na capa do álbum seguinte - "Afterburner".

O carro virou objeto de desejo e ícone pop.

No ano passado, o ZZ Top esteve no Brasil pela primeira vez depois 40 anos de carreira.
A Chrysler do Brasil bolou uma ação de marketing promocional bem simpática: customizar um PT Cruiser sob medida para Billy Gibbons. O bicho ganhou até nome: ZZ Cruiser.

A lógica era perfeita: a faixa-etária dos fãs do ZZ Top é de quem já tem verba para comprar um bom automóvel. Assim, associar o PT Cruiser a uma banda famosa por adorar carros bacanas era uma estratégia com alguma sofisticação. Muito mais chique, por exemplo, do que dar o carro de presente a um cantor sertanejo ou uma estrela do axé.

Com um bom trabalho de assessoria de imprensa, a notícia repercutiu. Digite o termo "PT Cruiser ZZ Top" no Google e veja quantas centenas de sites divulgaram a história.

Segundo o portal da Quatro Rodas, principal revista brasileira sobre o mercado automotivo, o ZZ Cruiser, após ser exposto no Salão do Automóvel, seria exibido no Via Funchal e, de lá, embarcaria direto para a América com seu novo dono.

De fato, o ZZ Cruiser estava lá, todo pimpão, na entrada da casa de shows. Um backdrop ilustrado com uma imagem do deserto americano dava um ar de importância ao custom brasileiro. E funcionou: muitos fãs se aglomeravam para fotografar a caranga.

Sabe-se que, no auge do sucesso do ZZ Top, era tão grande a demanda por aparições públicas do famoso hot rod, que Gibbons mandou customizar um outro Ford 33 à imagem e semelhança do Eliminator original.

Lembrei-me disso em novembro, exatos seis meses após os antológicos shows do trio texano no Brasil, quando avistei o ZZ Cruiser circulando calma e anonimamente pela região do Parque do Ibirapuera. O carro desapareceu sem alarde pelo trânsito tranquilo de uma tarde de sábado paulistana.

Tive tempo apenas de sacar meu celular e registrar o momento para a foto que abre esse texto. Só não garanto que ao volante estivesse o maior guitarrista vivo.

Então fica a pergunta: Billy deu de ombros para o presente da Chrysler que, de fato, nada tem a ver com a cultura rodster? Ou teria o ZZ Cruiser, a exemplo do mitológico Eliminator, um gêmeo idêntico rodando por aí?

Só Billy e a Chrysler podem responder.

----



Assista acima ao verdadeiro Eliminator em ação num dos clipes que definiu a primeira fase da MTV americana, a própria década de 80 e, claro, levou o ZZ Top ao megaestrelato.

2 comentários:

Anônimo disse...

infelizmente esse não é o ZZ Cruiser original é uma cópia e não foi bem feita.http://speedcal.blogspot.com.br/2010/05/zz-cruiser-recepciona-banda-zz-top-na.html

Eduardo Abreu disse...

Levou quase 3 anos, mas alguém matou a charada! Confesso que não tinha me ocorrido comparar a foto que fiz com o ZZ Cruiser da Chrysler. Mas é evidente que basta ver os dois carros pra saber que trata-se de uma cópia. O que é bom, pois significa que Gibbons deve mesmo ter levado o Cruiser brasileiro para o Texas.